quinta-feira, setembro 28, 2006

Maldita vacina!!

Hoje fiquei tão enervada que tive de cá vir desabafar com vocês.
Fui com a Inês tomar as vacinas, a dos 18 meses (em atraso) e a provenar. Mal lá cheguei estavam 3 enfermeiras a falarem entre elas sobre um assunto interno de uma mulher que elas detestavam e que não tinha nada que dar ordens, blá, blá, blá. Notava-se que estavam irritadas.
Não nos deram atenção nenhuma. Claro que com esta idade a Inês já sabe para o que vai e mal lhe comecei a levantar a camisola começou logo a chorar. Enquanto as enfermeiras continuavam a conversar entre elas eu tentava acalmá-la com brincadeiras. Nisto uma das enfermeiras só diz:
"Já estão os dois braços de fora?" Eu só tinha despido um e estupidamente saiu-me um: "Ai são os dois?" e ela muito depressa e muito seca: "Claro que são os dois. Não são duas vacinas??"
Aí vem ela com a agulha, sem um mimo, sem uma atenção, NADA, simplesmente dá a vacina com a miuda aos berros. Antes só me disse para agarrar muito bem as mãos.
Bem... quando ela tira a agulha haviam de ter visto o esguicho de sangue que veio junto. Foi a todo o comprimento do bracinho da Inês e ainda me sujou as calças. Para se desculpar disse que ela estava a fazer muita força. Mas qual é o miudo que não faz força quando alguém o está a agarrar contra vontade???? Estupida!!!
Sinto-me uma perfeita idiota porque não consegui ter nenhuma reacção e deixei-a dar a 2ª vacina, após a qual deixei de ver qualquer enfermeira. Nem boa tarde, nem boa noite. Uma delas pousou o boletim em cima da marquesa e sairam todas para outra sala sempre na conversa.
Revolta-me não ter tido nenhuma reacção na altura mas estava a tentar sossegar a Inês que quase tinha convulsões de tanto que chorava.
Cá fora estava o meu pai à espera. Quase explodi de nervos quando saí!!
A miuda ficou quase meia hora sem acalmar e quem conhece a Inês sabe que isso não é normal. Ela não é nada dorida seja com o que for. Chora na hora da "pancada" e no segundo seguinte já esqueceu.
A conselho do meu pai (porque eu nem me lembrava disso) acabei por pedir o livro de reclamações na secretaria e reclamei por escrito.
Uma das coisas que salientei (para além do esguicho de sangue que não acho nada normal) foi que a minha filha tem 20 meses e acho inadmissível que enfermeiras que estão no atendimento a crianças trabalhem daquela forma.
Agora mais a frio acho que o que escrevi no calor do momento não disse tudo (ainda por cima em pouca linhas) e por isso estou disposta a reclamar de novo por carta registada ao posto de saude para ter a certeza que pelo menos uma reprimenda elas vão ouvir.
É por estas que não consigo confiar no sistema de saúde publico e não abdico do nosso seguro.
Depois sossegou com o embalar do carro e acabou por adormecer de cansaço.
Estou de rastos!!

segunda-feira, setembro 25, 2006

Ando desaparecida. Sem tempo e por vezes sem vontade.
Um turbilhão que às vezes custa a passar...

Tenho de voltar com calma para escrever e com tempo para vos ler.

Novidades no outro cantinho.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Várias

1 - Tentar arrumar a casa com a piolha acordada é ter trabalho duas vezes e não conseguir ver nada no sitio. Ontem, até a comida do Óscar (passarinho) foi parar ao chão.
Pega nos detergentes e finge que está a limpar as paredes, pega no pano do pó, tira tudo do sitio, arrasta as cadeiras, brinca com o caixote do lixo e mais um monte de coisas de que agora nem me lembro. No meio da irritação às vezes não consigo resistir a rir-me com certas situações.

2 - E hoje ela deu-me um monte de xis sem eu lhe pedir nada. São os que sabem melhor... :)

3 - Iludida lá fui eu gastar 4 euros no euromilhões e mais uma vez não acertei em nenhum número. Isto é o que se chama ter pontaria ao contrário. :(

4 - Entrei numa loja que vendia budas, moedas e pedras da sorte. Confesso que não ligo nenhuma a isso, mas por curiosidade li um cartaz que lá tinha com anjos protectores de nomes super estranhos. O nome do anjo era mediante a data de nascimento e foi assim que descobri que a minha filha, nascida a 05/01, é um génio da humanidade e por isso pode escolher o anjo que quiser.
Quer dizer, agora para além de ter em casa 2 capricórnios, um deles é génio da humanidade. Bem vou ter de colocar as minhas garras de leoa de fora de vez em quando, senão estou feita. Héé Héé

terça-feira, setembro 12, 2006

Pediatra

E ontem lá fomos nós visitar o pediatra.
Esta patareca chorou baba e ranho, outra vez.
Em bébé era uma paz de alma, agora que está maior chora e berra que só visto.
Deu um pulo muito grande:
Pesa 13,5 kg e mede 87,5cm
Perimetro cefálico: 48,5
Disse-me para começar a habituação ao pote. O que já vamos fazendo, sem grandes pressões mas por isso, também ainda sem resultados.
Vai começar a lavar os dentitos com pasta. Até aqui era só escova.
Relativamente à comida aos pedaços, como ela está boa de peso, disse para não pressionar muito mas aos poucos ir tentando, sem obrigações.
Quanto ao falar, a regra de não pressionar também é aplicada. Cada criança tem o seu timing e por enquanto não é totalmente fora do normal. Inistir de forma subtil com livros e imagens, por exemplo.
Isto também já fazemos. Ela adora livros e como por enquanto não percebe as histórias, vamos desfolhando e eu vou perguntando onde está a menina, o gato, o cão, etc.
Vai tomar a vacina Provenar (que não é comparticipada :( e o vulgo remédio das bichas.
Como anda com o nariz sempre a pingar vai tomar o Neostil para ver se passa.
C'est tout. Está boa e recomenda-se.
Ontem á noite só fez asneiras. Eu a tentar arrumar e ela sempre a atirar tudo para o chão.
Está super teimosa. Quando lhe dizia para apanhar o que tinha atirado para o chão, pegava e atirava para mais longe. Ai a minha paciência...
Franzia os olhos e dizia: Nááá (Não)
Tive mesmo de obrigá-la para ela perceber quem mandava naquele filme.
Ai a menina a arrebitar cachimbo...
Em compensação hoje "falámos" ao telefone. Normalmente ela insiste em pegar no telefone mas como não fala fico ali a dizer macacadas sem saber muito bem se ela ainda está do outro lado.
Hoje disse "mamã" e quando perguntei se estava a brincar com a prima disse "Xim". No fim mandou-me beijinhos.
Linda!!!

quinta-feira, setembro 07, 2006

os 7 km

que na realidade não foram 7 mas para aí 4 ou 5 que valeram por 7. Exigi diminuir à "dosagem".
Héé Héé, passo a explicar:
decidi que tinha de começar a fazer exercício. O meu pai costuma fazer caminhadas e eu decidi acompanhá-lo e nomeá-lo meu personal trainer (que chique!!! ;)
O problema é que ele faz 7 km numa hora e pouco e eu vejo-me grega para o apanhar.
Na 2º feira foi o primeiro dia, passo acelerado mas não muito, muita conversa e uma hora a caminhar. Aguentei-me bem. Na 3ª feira, o "miúdo" de 61 anos e pernas jeitosas, meteu o turbo e para o acompanhar tinha de dar umas corridinhas de vez em quando.
3 quartos de hora depois eu estava ko. Tive de ficar deitada no chão da sala a recuperar, super vermelha e como a Inês achou piada ainda fiz uns abdominais com ela nas minhas pernas a fazer cavalinho para cima e para baixo.
Ontem não fui porque me doíam muito as canelas, os pés, o rabo, as pernas, enfim fiquei toda partida.
Hoje lá vou eu outra vez que estou disposta a levar isto a sério. No mínimo 4 x/ semana.
São agora assim os meus inicios de noite. Fazemos isto quando chego do trabalho e antes de jantar.
Quando saio de casa dos meus pais já vamos de banho tomado e jantadas. ;))
Não se pasmem. Nós temos as nossas rotinas, apenas são completamente diferentes da maioria dos restantes mortais ;)

terça-feira, setembro 05, 2006

20 meses

Todo o dia sem net e quase não conseguia cá vir neste dia sempre especial.
Confesso que ainda me choco com o facto de o tempo passar a voar. Há bem pouco tempo andava ansiosa a organizar o 1º aniversário, de repente estamos a 4 meses do 2º.
Divagações à parte, a Inês é realmente uma menina inteligente, linda, meiga, independente (muito), teimosa, generosa e expressiva. No entanto já devia de falar mais e comer comida a sério.
Quanto ao falar já li muita coisa e realmente não é considerado atraso porque ela percebe absolutamente tudo o que dizemos e faz o que pedimos. Lá vai dizendo
mamã,
papá,
NÃ (não) é o que ela diz melhor,
olá,
au (cão) e pouco mais.
No dia 11 vamos ao pediatra e vou saber a opinião dele.
Quanto ao comer enerva-me porque não é preguiça de mastigar. Ela come maçãs inteiras e quase todos os tipos de fruta, bolachas, pão e adora batatas fritas (que evito a todo o custo), come bem a sopa mas comida a sério é um filme. No outro dia foi uma vitória pois estava distraída e comeu uns pedacinhos de carne. Lá vai comendo arroz, mas de resto nada. E eu deixo-a ficar com o prato de comida para ficar à vontade. Vai é mais para o chão que para a boca.
Até já lhe dei para a mão uma coxa de frango a ver se achava piada. Fez-me aquela cara toda torcida e não há meio de a fazer comer da nossa comida.
Quem quiser sugerir alguma técnica fique à vontade.
São as unicas dores de cabeça. De resto nunca deu trabalho. Sempre dormiu a noite inteira, come bem e nem com os dentes se queixou. Quando dava conta já lá estavam ;).
Outra coisa é que não é nada dorida. Magoa-se, chora um bocadinho e passa rápido.
Aqui entre nós já tenho pensado muitas vezes que um dia que venha um mano ou mana vai ser o desterro da louça. Héé Héé Ninguém tem sorte duas vezes. A ver vamos.
PARABÉNS FILHOTA!!!!
Foste a melhor coisa que nos aconteceu :)))
Agora tenho mesmo de ir que ainda tenho de andar 7 km, a pé.
Amanhã explico.

segunda-feira, setembro 04, 2006

Espreitem aqui.

Mochila linda

A vocês me confesso:
desta vez fui eu que não resisti a esta mochila.
Como recompensa recebi um monte de beijos, mimos e sorrisos.
Héé Héé