terça-feira, novembro 28, 2006

PARABÉNS DORA!!!

Aqui que ninguém nos ouve, tive direito a uma visita neste dia especial, por isso ela está aqui ao meu lado. Héé Héé
PARABÉNS AMIGA!!!!

segunda-feira, novembro 27, 2006

Esteve doente

6ª feira a Inês acordou a meio da noite a chorar e muito vermelha. Só tive tempo de a levar ao quarto de banho para vomitar. Pela 1ª vez teve febre.
Assustei-me pois ela nunca me tinha ficado assim doente. Achei que lhe tinha parado a digestão. No dia seguinte continuava muito murchinha e com febre. Chegou aos 39,5. Fomos ao centro de saúde. Veio com uma série de medicamentos. Sempre muito irritada e a só querer o meu colo. Nunca tinha visto a minha filhota tão frágil.
Dei valor à sorte que tenho de nem saber (até à data) que lhe poderia ter dado Brufene que ela melhorava logo. Até hoje nunca passei do benuron xarope.
Como ela se queixava da boca achei que poderia ser também algum dente a romper, embora me pareça que já lá estão todos.
Bom... mas agora já está boa e toda arrebitada (embora continue com a medicação) e até já toma os xaropes sem grandes fitas.
Ontem para lhe mudar a fralda deitei-a e ela bateu com a cabecita num livro. Nessa altura ouço um "cuidado" vindo da boca dela. Super nitido e muito casual. Enquanto eu me pasmava comigo própria a pensar se teria ouvido bem, o maridão que estava ao lado diz: "Ouviste como ela sabe falar? Só que é preguiçosa. É só quando quer."
Realmente é com essa sensação qe ando. Está tudo armazenado no "disco" mas só quando ela carregar no "play" é que sai cá para fora. ;)

sexta-feira, novembro 24, 2006

Parede do corredor

toda riscada de giz azul.
Agora imaginem a minha miúda de mãos atrás das costas, barriga empinada para a frente, com um sorriso orgulhoso enquanto me mostrava a sua mais recente obra prima.
A mim quase me deu uma coisa má!! Foi mais cedo para a cama de castigo.
Ai...ai...ai...Agora olhando para trás dá-me mesmo vontade de rir qd me lembro daquela carinha de orgulho. Santa Inocência!!!
Ainda tenho de ver como vou limpar. A foto mostra apenas um bocado. Este "fantástico" desenho está de uma ponta à outra da parede.

segunda-feira, novembro 20, 2006

I'm back...

again. ;)
Lembram-se da reclamação que fiz por causa da vacina da Inês???
Pois é. Fiquei pasma quando passados apenas cerca de 2 meses recebi uma resposta que me chegou através de carta registada:
"(...) Procedi aos devidos pedidos de esclarecimento junto das enfermeiras que se encontravam ao serviço, e que são visadas na reclamação.
Por tudo o que me foi exposto devo dizer que compreendo a indignação da utente, pelo facto de terem dado, no seu entender, pouca ou nenhuma atenção à sua filha de 20 meses que foi tomar a vacina e estava assustada com aquela situação.
No entanto, não posso duvidar do profissionalismo da Enfermeira que aplicou a vacina, pelo que considero a expressão "brutalidade" utilizada pela utente, demasiado exagerada. Ocorre que, situações que aos olhos dos pais podem parecer anormais, para os profissionais de saúde que atendem diariamente muitos utentes, crianças inclusive, são consideradas prática corrente.
O facto de ter "esguichado" sangue, deixando a utente, compreenssivelmente bastante chocada, pode verificar-se após a administração de uma vacina. Acontece que na entrada da agulha são atravessados alguns vasos podendo na sua retirada, originar alguma perda de sangue, que rapidamente estanca. Tenho a certeza que a enfermeira em serviço, aplicou a injecção mediante os devidos procedimentos técnicos.
Não posso concordar, como refere a utente, que a criança tenha sido alvo e vitima da "irritação" das enfermeiras. Além de serem profissionais de saúde, e de terem de agir em conformidade com as normas morais e éticas, são acima de tudo, mulheres e mães.
Quanto às enfermeiras estarem a conversar entre elas sobre assuntos internos lamentamos o facto. Tal não deveria ter acontecido, pelo que já foram devidamente advertidas para que de futuro situações destas não se repitam. A prestação de cuidados deverá ter o enfoque no utente, pelo que tudo o que estiver fora deste âmbito deverá ser tratado depois de terminado o atendimento e em local próprio."
Assinado pela Enfermeira Chefe - Coordenadora da Unidade de Apoio à comunidade e da Enfermagem
A folha de rosto a indicar a resposta à reclamação vinha assinada pelo Director do Centro de Saúde.
Claro que a escrever no calor do momento podemos dizer coisas que depois nos soam exageradas.
A palavra "brutalidade" foi um desses casos, admito.
O que não concordo é que, pelo facto de atenderem diariamante muito utentes, percam a noção de que este é um momento que exige atenção e cuidado, principalmente com uma criança.
Não será também aqui, e não somente na aplicação da vacina, que entra o profissionalismo??? Não será por esta razão que as enfermeiras têm também formação na área da psicologia???
Compreendo perfeitamente que possa acontecer o esguicho de sangue e se tal tivesse acontecido num ambiente de calma e normalidade eu não teria reclamado.
A minha filha não foi "alvo" da irritação mas foi de certeza a consequência. Se as enfermeiras estivessem calmas tudo teria sido diferente.
Definitivamente aparecemos no momento errado.
A parte boa foi perceber que as nossas reclamações valem de alguma coisa e não caem em saco roto. Espero pelo menos ter conseguido evitar que situações deste género aconteçam com outras pessoas.

domingo, novembro 05, 2006

Gonçalo - 35 semanas

Em exclusivo imagens do Gonçalo, o novo priminho da Inês. :)
Está uma ternura esta eco, não está???
Falta pouco para lhe darmos umas beijokas nestas bochechas fofas!!!
Entretanto a Inês vai brincando com o irmão do Gonçalo, o primo Duda, nosso afilhado :)